Saiba algumas dicas e atitudes para te ajudar a inserir novos membros na sua equipe de maneira efetiva!
Leia MaisPROATIVIDADE E PRODUTIVIDADE
A proatividade é uma competência que relaciona realização pessoal, potencial para liderança transformacional, performance nos serviços e atividades propostas que impactam positivamente a vida dos indivíduos. Há fatores individuais, como uma personalidade proativa, e ambientais que se relacionam com a produtividade. Os fatores ambientais podem ser variáveis da cultura presente, incluindo a autonomia, confiança, suporte e supervisão. Compreende-se que pessoas proativas buscam oportunidades de mudança, demonstram iniciativa, antecipam e solucionam problemas.
A proatividade eleva o controle e assertividade nas relações, facilita a adaptabilidade, relaciona-se à resiliência e à abertura a novas experiências, fomentando a criatividade e inovação, principalmente frente à resolução de problemas. Algumas formas de desenvolver a proatividade são:
- Abusca por autoconhecimento;
- Estabelecer planos e metas;
- Ser pontual com os compromissos; e
- Ter exemplos de pessoas proativas no dia a dia.
Uma das competências confundidas com a proatividade é a produtividade. A produtividade consiste, primeiramente, na capacidade para realização de atividades que são valorizadas pela própria pessoa e pela sociedade ou ambiente de trabalho. Envolve, logo, as sensações de utilidade, eficiência, alcance de objetivos, produções, satisfação e orgulho. Além disso, pode ser entendida como a capacidade de realizar as atividades com os menores recursos e da melhor forma que o indivíduo conseguir.
A confusão com proatividade vem de que pessoas proativas tendem a ser pessoas produtivas porque assumindo responsabilidades e tomando decisões, há a concentração naquilo que se pode controlar e assim as preocupações e ansiedades diminuem permitindo o foco na atividade proposta. Algumas formas de aumentar a produtividade são:
- A definição de objetivos claros;
- Ter uma agenda ou calendário estratégico;
- Estabelecer metas mensuráveis; e
- Registrar ideias e selecionar o que auxilia na produtividade e o que prejudica, ajustando o ambiente para seu aumento.
Outra competência importante relacionada tanto à produtividade, quanto à proatividade, é a organização. Uma das formas de se definir ou explicar o que é organização envolve uma ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com o propósito de atingir um objetivo em comum de maneira efetiva.
Dessa forma, compreende-se que o ato de organizar pode ser executado individual ou colaborativamente. Algumas dicas para estimular a organização são:
- Fazer listas;
- Estabelecer prioridades e prazos;
- Fazer pausas estratégicas;
- Utilizar metodologias e aplicativos para se organizar e acompanhar as atividades;
- Quebrar tarefas muito complexas em etapas;
- Respeitar o próprio tempo e foco;
- Começar por tarefas simples e rápidas;
- Saber delegar, entre outras.
Por fim, a importância de se manter a organização envolve a diminuição do estresse, do retrabalho e o aumento da qualidade e do resultado tanto para o próprio indivíduo quanto para a equipe.
Texto por: Débora Vilela – Diretora de Mercado
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