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PROATIVIDADE E PRODUTIVIDADE

Nos últimos anos, vive-se um aumento da competitividade e da complexibilidade das relações globais, sejam elas sociais, econômicas, políticas ou psicológicas. Além disso, sabe-se que as competências e habilidades sociais trazem para as organizações diversos benefícios. Cada habilidade envolve comportamentos e, muitas vezes, há dificuldades em colocá-los em prática

    A proatividade é uma competência que relaciona realização pessoal, potencial para liderança transformacional, performance nos serviços e atividades propostas que impactam positivamente a vida dos indivíduos. Há fatores individuais, como uma personalidade proativa, e ambientais que se relacionam com a produtividade. Os fatores ambientais podem ser variáveis da cultura presente, incluindo a autonomia, confiança, suporte e supervisão. Compreende-se que pessoas proativas buscam oportunidades de mudança, demonstram iniciativa, antecipam e solucionam problemas. 

    A proatividade eleva o controle e assertividade nas relações, facilita a adaptabilidade, relaciona-se à resiliência e à abertura a novas experiências, fomentando a criatividade e inovação, principalmente frente à resolução de problemas. Algumas formas de desenvolver a proatividade são:

    •  Abusca por autoconhecimento;
    • Estabelecer planos e metas;
    • Ser pontual com os compromissos; e 
    • Ter exemplos de pessoas proativas no dia a dia. 

    Uma das competências confundidas com a proatividade é a produtividade. A produtividade consiste, primeiramente, na capacidade para realização de atividades que são valorizadas pela própria pessoa e pela sociedade ou ambiente de trabalho. Envolve, logo, as sensações de utilidade, eficiência, alcance de objetivos, produções, satisfação e orgulho. Além disso, pode ser entendida como a capacidade de realizar as atividades com os menores recursos e da melhor forma que o indivíduo conseguir. 

    A confusão com proatividade vem de que pessoas proativas tendem a ser pessoas produtivas porque assumindo responsabilidades e tomando decisões, há a concentração naquilo que se pode controlar e assim as preocupações e ansiedades diminuem permitindo o foco na atividade proposta. Algumas formas de aumentar a produtividade são:

    •  A definição de objetivos claros; 
    • Ter uma agenda ou calendário estratégico;
    • Estabelecer metas mensuráveis; e
    • Registrar ideias e selecionar o que auxilia na produtividade e o que prejudica, ajustando o ambiente para seu aumento. 

    Outra competência importante relacionada tanto à produtividade, quanto à proatividade, é a organização. Uma das formas de se definir ou explicar o que é organização envolve uma ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com o propósito de atingir um objetivo em comum de maneira efetiva. 

    Dessa forma, compreende-se que o ato de organizar pode ser executado individual ou colaborativamente. Algumas dicas para estimular a organização são: 

    • Fazer listas;
    • Estabelecer prioridades e prazos;
    • Fazer pausas estratégicas;
    • Utilizar metodologias e aplicativos para se organizar e acompanhar as atividades;
    • Quebrar tarefas muito complexas em etapas; 
    • Respeitar o próprio tempo e foco;
    • Começar por tarefas simples e rápidas; 
    • Saber delegar, entre outras. 

    Por fim, a importância de se manter a organização envolve a diminuição do estresse, do retrabalho e o aumento da qualidade e do resultado tanto para o próprio indivíduo quanto para a equipe.

    Texto por: Débora Vilela – Diretora de Mercado 

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